sábado, 12 de março de 2011

O Curioso - Raio


Olá internautas! Estarei com vocês todos os sábados para matar aquela curiosidade que a muito tempo matou o gato. Serão abordados assuntos diversos que se entrelaçam com a tecnologia, tanto a obsoleta quanto a High Tech. E por que não começamos com um dos fenômenos naturais mais impressionantes e inspiradores da face da Terra?
O raio é uma descarga elétrica que é produzida pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu e possui ramificações irregulares . Este fenômeno produz primeiramente um clarão conhecido como relâmpago e depois uma onda sonora chamada trovão, pois a velocidade da luz é muito maior que a do som.
Entrando nos conceitos históricos, alguns especialistas dizem que através do raio os primeiros homens aprenderam a importância de uma das primeiras tecnologias: o fogo. E mais tarde um americano chamado Benjamin Franklin identificou, em 1 de outubro de 1752, por meio de um experiência tão maluca quanto ele, as cargas positivas e negativas. Ele também demonstrou que os raios são um fenômeno de natureza elétrica e criou o pára-raios. Afinal quem em sã conciência solta uma pipa em meio a uma trovoada?

Mito: Espelhos atraem raios, por isso, durante as tempestades, devem ficar cobertos com um pano. 

Mito: Raios não atingem um mesmo local duas vezes. 

Verdade: Árvores são atingidas constantemente por raios por serem os objetos mais altos num determinado lugar.


Para deixá-los inteirados no assunto seguem as dúvidas mais frequentes:

"Existem raios em outros planetas? Foram observadas evidências de raios em quatro planetas, por possuírem atmosferas densas: Vênus, Júpiter, Saturno e Urano. 

Qual a duração de um raio? Um raio pode durar até dois segundos. No entanto, cada descarga que compõe o raio dura apenas frações de milésimos de segundos. 
O que é o trovão? Trovão é o som produzido pelo rápido aquecimento e expansão do ar na região da corrente elétrica do raio. Dificilmente pode ser ouvido se o raio acontecer a uma distância maior do que 25 quilômetros. Um trovão intenso pode chegar a 120 decibéis, uma intensidade comparável à que ouve uma pessoa que está nas primeiras fileiras de um show de rock. 

O trovão oferece algum perigo? Embora o som ensurdecedor de um trovão assuste a maioria das pessoas, em geral ele é inofensivo. Contudo, o deslocamento de ar pode derrubar uma pessoa que esteja muito perto do local de incidência do raio, podendo até causar sua morte. 

Como saber se o raio 'caiu' perto? A luz produzida pelo raio chega quase que instantaneamente na vista de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três. 

Um raio pode atingir diretamente uma pessoa? A chance de uma pessoa ser atingida por um raio gira em torno de uma para um milhão. Entretanto, não é a incidência direta do raio a maior causadora de mortes e ferimentos. Geralmente isso acontece por efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios. As descargas também provocam incêndios ou queda de linhas de energia, o que pode atingir uma pessoa."


Para evitar acidentes com raios as regras de proteção pessoal estão aqui: http://www.inpe.br/webelat/homepage/

--
Jéssica Telles
Referências bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário