A temporada 2011 da Fórmula já começou, e com vitória do atual campeão Sebastian Vettel, no circuito de Melbourne, neste fim de semana. Porém, não iremos falar do GP da Austrália e sim das novas tecnologias implantadas nos carros desta temporada.
- Asa traseira móvel
A asa traseira do carro, agora pode ser levantada ou abaixada com um simples comando do piloto no volante. Assim, pode-se ganhar mais aderência mantendo-se abaixada e mais aerodinâmica e velocidade levantando-a. Porém, o recurso de levantar a asa traseira somente é permitido ao piloto em partes pré-determinadas nos circuitos ou quando ele está a menos de um segundo do adversário.
- Rodas e Pneus
A fim de evitar que as rodas se desprendam do carro quando ocorrerem acidentes, elas serão ligadas por mais um cabo de aço. Estes ficarão em diferentes braços de suspensão, para que haja mais segurança.
Já os novos pneus são fabricados para se desgastarem mais rapidamente. Com a volta da Pirelli à F1 depois de duas décadas, os pilotos precisam fazer mais paradas nos boxes, aumentando assim a competição.
- KERS
O Kinect Energy Recovery System (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) é um sistema que armazena a energia produzida pelo calor dos freios. O sistema é composto de um gerador interligado ao freio, a energia produzida nas freadas é armazenada numa bateria e pode ser utilizada no motor, ganhando cerca de 80 cavalos de potência durante um período de 6,7 segundos por volta. Assim, é possível acelerar mais nas retas e realizar mais ultrapassagens.
Assim, ao longo do tempo a tecnologia vem ajudando na melhora do desempenho e da segurança dos esportes, trazendo cada vez mais fãs às estas atividades.
Abaixo, veja um vídeo da equipe RBR mostrando as novas tecnologias implantadas nos carros da F1:
--
Guilherme Neto
Referências Bibliográficas:
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário