Olá, nesta série iremos expor informações a respeito da Automação Industrial. Regularmente você poderá conhecer detalhes deste ramo e quem sabe, esta série pode servir como uma base para que você possa ingressar nesta área.
Desde a pré-história o homem busca mecanizar as atividades manuais. A roda, por exemplo, o moinho de vento, as rodas d’água, dentre outras invenções são demonstrações da criatividade humana a fim de poupar esforço.
A automação só veio a ganhar destaque realmente na sociedade com o surgimento do ramo industrial. A partir daí, o homem mudou sua condição de trabalho puramente braçal para o trabalho mental. A partir deste momento, o homem começou a descobrir que era possível transformar a energia da matéria em trabalho.
O britânico James Watt, na segunda metade do século XVIII, criou um mecanismo de regulagem do fluxo de vapor em máquinas. Isto pode ser considerado um dos primeiros sistemas de controle com realimentação.
No século XX, a tecnologia da automação passou a contar com computadores, servomecanismo e controladores programáveis. Os computadores são o alicerce de toda a tecnologia da automação contemporânea.
Automação não é a mesma coisa que mecanização, esta última se refere ao uso de máquinas a fim de realizar um trabalho em substituição ao esforço do homem. A automação pode ser definida como um conjunto de equipamentos e tecnologias capazes de fazerem com que uma máquina ou um processo trabalhem automaticamente, com a menor intervenção humana possível. O homem, neste caso, tem o papel de programar e supervisionar o sistema para que ele se mantenha nos padrões desejados.
Na próxima postagem desta série, você saberá um pouco mais sobre Processos.
--
Guilherme Neto
Referências Bibliográficas:
- BITENCOURT, Andrea - Apostila: Introdução a Automação – 2008 - CEFET-BA;
- http://padteleletronica.blogspot.com/2011/01/automacao-industrial-sua-historia.html (Acesso: 8 de abril de 2011, 15:35)
- Imagem: http://www.mekatronik.com.br/v2/?cat=30 (Acesso: 8 de abril de 2011, 15:50)
Nenhum comentário:
Postar um comentário