segunda-feira, 2 de maio de 2011

TG.doc Esporte - A influência da mídia sobre o nordeste.

 Este texto foi uma adaptação da versão feita por mim mesmo em 2010
 
   Como todos sabem, sou Vitória e me orgulho disto, e não somente como torcedor rubro-negro, mas como torcedor do futebol nordestino tenho vergonha de boa parte da imprensa esportiva nacional dos dias de hoje. Tudo bem que times do sudeste e do sul possuem grande torcida no país, mas acho que boa parte dos programas esportivos de hoje (isso inclui também os sites) chegam a esquecer que o futebol brasileiro não se limita ao sul e sudeste. Podem dizer que estes times são considerados “grandes” hoje porque possuem maiores patrocinadores, mais torcedores e principalmente maiores conquistas. Mas aí eu cito uma questão: como times nordestinos, por exemplo, irão, nos dias de hoje conseguir ganhar um Campeonato Brasileiro ou chegar a uma Libertadores, uma vez que a mídia parece esquecer que estes clubes existem? Por que será que a torcida dos times de lá cresce muito mais do que a dos nossos times, inclusive dentro da nossa própria região?
  Ora, há programas esportivos de TV atualmente em que 90% do seu tempo de duração é focado para falar dos clubes paulistas, cariocas e gaúchos. Times como Goiás, Vitória, Sport, Bahia, entre outros, só são lembrados quando empatam ou vencem estes times “grandes”. O Atlético-GO, por exemplo, chegou às semifinais da Copa do Brasil no ano passado (onde times como Vasco, Botafogo e Palmeiras não chegaram), mas este time já era considerado um mero figurante e candidato a rebaixamento da série A daquele ano (o que realmente aconteceu). O Vitória foi finalista da Copa do Brasil, o segundo jogo da decisão foi no Barradão, mas o Santos já era considerado campeão por muitos (o que também realmente aconteceu). Como é que estes times irão ter um reconhecimento nacional digno, se a mídia insiste em nos mostrar o tempo inteiro os times do sul-sudeste? Qual o apoio que estes times recebem além – é claro – de somente da sua própria torcida.
  Em 2008 o Corinthians disputou a série B, e em 2009 foi a vez do Vasco da Gama. Este torneio passou a ser bastante valorizado pela imprensa. Em 2008, em certos programas de TV não se falava em outra coisa a não ser o Corinthians, desde a mais nova contratação até o projeto para 2050 deste clube. Em 2010 a popularidade da série B esteve “às moscas” se comparada à dos dois anos anteriores e a deste ano caminha para pior.
Naquele ano de série B, o Corinthians recebia enormes quantias anuais, provenientes de patrocinadores, cotas de TV, etc. Clubes da série A na época, como o Vitória, Sport e Náutico não recebiam nem um terço daquela quantia.

  Porém, nem tudo está perdido, felizmente há alguns profissionais que se dedicam a promover os nossos times nordestinos e também os do Centro-Oeste e os do Norte, como o Paysandu que já viveu grandes momentos em sua história e hoje amarga na série C do brasileirão. Se não fossem estes profissionais, muitos times hoje estariam praticamente extintos. Os próprios anfitriões também devem valorizar os seus times, as torcidas por exemplo lançaram a campanha Nordestino de coração torce pelo time da sua região”,
uma forma de incentivar a população local a olhar para o time local em vez de se dedicar à  promoção feita imprensa do sul/sudeste.

--
Guilherme Neto
Versão inicial disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário