A Copa do Mundo do Qatar ainda será daqui a 11 anos, mas os projetos já estão em circulação. Uma das grandes expectativas é a tecnologia utilizada nos estádios.
Pelo fato de o Qatar estar localizado numa região extremamente quente, a principal preocupação dos organizadores da Copa de 2022 é com a climatização dos estádios. No país-sede, a sensação térmica chega aos 50°C durante o dia e isto não oferece condições de jogo às seleções e nenhum conforto aos torcedores. Por este motivo será implantado um sistema de refrigeração em todos os estádios que sediarão os jogos. Este sistema já existe em alguns centros de treinamento da sede do Mundial de 2022 e consegue reduzir a temperatura interna a até 19 graus, o que seria um alívio para todos. Além disto, o sistema será alimentado por energia solar.
O projeto da Copa 2022 também envolve o sistema de transporte: linhas de metrô e de ônibus estarão interligando os estádios, que não serão muito distantes um dos outros.
Um ponto muito importante da Copa do Qatar será que parte das estruturas dos estádios será removível, sendo útil a outros países que precisem destes materiais, uma vez que o país árabe não tem muita tradição no futebol e com certeza alguns dos estádios ficariam inutilizados após a Copa, sendo um investimento falho.
O design dos estádios também são bastante inovadores, com destaque para o Al-Rayyan que terá um telão a sua volta mostrando jogos ao vivo, noticiários, etc.
Veja os projetos dos estádios para a Copa de 2022 no Qatar:
--
Guilherme Neto
Referências Bibliográficas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário