Neste domingo, 3 de abril, a Stock Car perdeu um dos seus integrantes durante um grave acidente. O piloto Gustavo Sondermann, 29 anos, da categoria Pick-Up Racing (grupo de acesso à elite da Stock Car) teve faleceu após colidir com quatro veículos na “Curva do Café”, no grande circuito de Interlagos. A pick-up de Gustavo, n° 48, estava disputando a quarta colocação com o carro de Geronimi, quando este tocou na traseira de Gustavo que perdeu o controle, se bateu contra o muro de proteção, ainda chocou-se contra Marcelo Cesquim e Marcelo Tomasoni e atingiu em cheio Pedro Boesel. O piloto receu atendimento no Centro Médico do Autódromo e foi imediatamente encaminhado ao Hospital São Luiz, onde pouco tempo depois teve morte cerebral.
O narrador e apresentador de TV Galvão Bueno, pai de Cácá e Popó Bueno (ambos da elite da Stock Car) redigiu um texto pedindo mudanças no circuito de Interlagos, para que tragédias fatais como esta não mais se repitam:
“Amigos,
A tal "curva do Café" em Interlagos me atormenta já faz tempo. Só neste ano são duas mortes. Há três anos morreu o menino Rafael Sperafico e em 2003 Alonso e Webber escaparam por pouco.
Interlagos é um dos melhores e mais seletivos circuitos do mundo. Sua história é rica e estou dentre aqueles que consideram seu solo sagrado.
Só que o tempo passa, as coisas mudam e devem mudar sempre, principalmente em nome da segurança. A "curva do café" é hoje sem dúvida uma das mais perigosas do mundo. Não por seu traçado, longe disso, já que ela não tem muitos segredos e é um espetáculo ver os carros entrando na reta de motor cheio, tentando "achar" o vácuo do carro da frente para decidir na freada do “S” do Senna.
Mas é exatamente aí que está o perigo. Em qualquer categoria os carros a contornam de pé cravado, e qualquer problema, uma escorregada na chuva, um pneu furado, um toque e o destino é o muro, que joga o carro de volta para o meio da pista. Quantos já escaparam porque tiveram a sorte de não serem atingidos por ninguém.
Alguém em caráter de urgência tem que tomar uma decisão. A CBA tem que exigir mudanças. A prefeitura de São Paulo, proprietária do circuito, tem que viabilizar as mudanças.
Uma área de escape tem que ser criada ali, como recentemente foi criada no "Laranjinha", sob o risco de chorarmos novos Speraficos e Sondermanns...
Quem pede é um profissional que há 37 anos trabalha em corridas de automóveis e que ama o automobilismo.
Quem pede, em última instancia, é um pai que cedo vibrou com a vitória de um filho e os pontos importantes de outro na Stock Car e que mais tarde chorou junto com os Sondermann, que perderam o filho...”
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Guilherme Neto
Carta extraída de: http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2011/04/galvao-uma-area-de-escape-tem-que-ser-criada-ali-urgentemente.html
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