quinta-feira, 31 de março de 2011

Profissões - Engenheiro de Segurança do Trabalho

O engenheiro de segurança é o responsável na prevenção de riscos à saúde e à vida dos trabalhadores. Ele inspeciona os locais de trabalho, observando riscos de incêndio, intoxicação e desmoronamento a fim de dar indicações de precaução a serem tomadas.
O engenheiro de segurança também ajuda a empresa em assuntos relacionas à higiene e segurança do trabalho, recomenda o uso de equipamentos de proteção necessários a cada área examinada. Ainda executa palestras e treinamentos sobre segurança e introduz programas relacionados ao meio ambiente.
Na área tecnológica, este profissional pode desenvolver equipamentos que respeitem a condição de segurança do trabalhador.
Na imagem abaixo podemos verificar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
--
Guilherme Neto
Referências Bibliográficas:

quarta-feira, 30 de março de 2011

TG.doc Entretenimento - Cotidiano

COTIDIANO

Na manhã o tempo passa
A tarde vem e se disfarça
O sol se põe e isso me acalma
A lua aparece, as estrelas brilham e se acaba.

--
Isaac Paixão

terça-feira, 29 de março de 2011

Mundo Feminino - Fabricação de Sabonetes

Caros leitores, vamos falar nesta semana de um assunto que muitas pessoas se dedicam por lazer ou até mesmo como uma fonte de renda: a fabricação de sabonetes. Pois é, você não precisa especificamente adquirir sabonetes só nas lojas, você mesmo pode fazer o seu sabonete seja para uso próprio,vendas, etc.


Mas, um dos grandes problemas na fabricação de sabonetes artesanais é o derretimento da matéria prima no fogão, pois é necessário derreter pouca base na panela para poder preencher pouco a pouco as formas, e depois de pronta algumas formas todo o procedimento tem que se repetir de novo.
Com isso, fomos percebendo que a demora era muita e ao mesmo tempo se tornava cansativo, sendo assim, chegou a algum tempo no mercado uma máquina para fazer sabonetes artesanais dentro da sua própria casa, onde a produção é muito mais rápida e com mais facilidade. O modelo mais barato dessa máquina está em torno de R$900,00. Como podemos perceber, mais uma vez seja na nossa casa, na rua ou em qualquer outra atividade que venhamos a realizar, o processo industrial sempre se encontra presente.

--
Jéssica de Jesus
Referências Bibliográficas:

segunda-feira, 28 de março de 2011

TG.doc Esporte - Novas tecnologias na Fórmula 1

A temporada 2011 da Fórmula já começou, e com vitória do atual campeão Sebastian Vettel, no circuito de Melbourne, neste fim de semana. Porém, não iremos falar do GP da Austrália e sim das novas tecnologias implantadas nos carros desta temporada.
  • Asa traseira móvel



A asa traseira do carro, agora pode ser levantada ou abaixada com um simples comando do piloto no volante. Assim, pode-se ganhar mais aderência mantendo-se abaixada e mais aerodinâmica e velocidade levantando-a. Porém, o recurso de levantar a asa traseira somente é permitido ao piloto em partes pré-determinadas nos circuitos ou quando ele está a menos de um segundo do adversário.
  • Rodas e Pneus



A fim de evitar que as rodas se desprendam do carro quando ocorrerem acidentes, elas serão ligadas por mais um cabo de aço. Estes ficarão em diferentes braços de suspensão, para que haja mais segurança.
Já os novos pneus são fabricados para se desgastarem mais rapidamente. Com a volta da Pirelli à F1 depois de duas décadas, os pilotos precisam fazer mais paradas nos boxes, aumentando assim a competição.
  • KERS


O Kinect Energy Recovery System (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) é um sistema que armazena a energia produzida pelo calor dos freios. O sistema é composto de um gerador interligado ao freio, a energia produzida nas freadas é armazenada numa bateria e pode ser utilizada no motor, ganhando cerca de 80 cavalos de potência durante um período de 6,7 segundos por volta. Assim, é possível acelerar mais nas retas e realizar mais ultrapassagens.

Assim, ao longo do tempo a tecnologia vem ajudando na melhora do desempenho e da segurança dos esportes, trazendo cada vez mais fãs às estas atividades.
Abaixo, veja um vídeo da equipe RBR mostrando as novas tecnologias implantadas nos carros da F1:

--
Guilherme  Neto
Referências Bibliográficas:
Imagens:

quinta-feira, 24 de março de 2011

Profissões - Técnico de Automação Industrial

O Técnico de Automação Industrial é o profissional capaz de atuar no projeto de execução e instalação de sistemas automatizados, utilizados nos processos industriais.
Ele realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais, ele também tem que programar operar e manter sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de segurança. Pode atuar de forma autônoma ou vinculada a empresas do setor.


Ele pode atuar em diversos setores, sendo alguns deles empresas químicas, petroquímicas, alimentícias, centros de pesquisas e desenvolvimento de automação, em instituições públicas ou privadas, planejamentos de serviços de manutenção, operação de unidade de processos discretos e contínuos,  entre outras.

--
Jéssica de Jesus
Referências Bibliográficas:


quarta-feira, 23 de março de 2011

TG.doc Entretenimento - Abstrato

Segundo post da coluna de entretenimento e para mostrar a diversidade que dedicarei a esta coluna, diferentemente do primeiro texto (se você não leu , vale a pena conferir ou não), proponho agora outro estilo também de minha autoria. Se é bom, nem eu mesmo consigo definir isso, então tirem suas próprias conclusões e se entretenham à vontade.
Ps: Se por algum motivo estiver muito tosco (ou não), pode deixar seu comentário.

ABSTRATO

Gostaria de poder ouvir as cores
Sentir os sons
Cheirar os amores
Pegar os dons

Andar numa noite
Nua e fria
A lua me banhando
Sem esquecer a tua ventania

Se neste dia olhar para o céu
Verei uma gota de leite na imensidão azul
Verei  respingos branco em todo o canto
Verei o céu antecedendo o amanhecer.

--
Isaac Paixão

segunda-feira, 21 de março de 2011

Mundo Feminino - Outono/Inverno 2011

Mais uma vez, caras leitoras, estou aqui com a nossa coluna de moda, e hoje nada melhor do que falarmos sobre as tendências outono/inverno de 2011, afinal não é porque o frio está chegando que vamos tirar qualquer casaco do armário, muito pelo contrario, vamos usar e abusar de toda a nossa criatividade para fazermos looks maravilhosos para esse inverno.
E para começarmos, por que não falar das famosas “oncinhas”? Pois é, elas estão de volta e com tudo, então você que tem aquele sapato ou aquela peça linda de oncinha, nada de manter ela guardada no seu guarda roupa, pode tratar de tirar e começar a usar, pois ela está com tudo nessa estação.

Outra peça que volta com força total são as saias longas, onde você pode criar um visual super charmoso e confortável combinando essa peça por exemplo com uma sapatilha. 

E como não poderiam ficar de fora, os acessórios também sofrem a influência da moda e vêm ganhando cada vez mais destaque nos nossos looks do dia a dia, e eles chegam com um formato nada compacto, mas sim exagerados, e não só pelos colares, mas também anéis, brincos e pulseiras. Além do tamanho exagerado dessas peças, outra coisa que chama a atenção é a ousadia na escolha e na mistura dos materiais, como por exemplo metais se misturando com pedras sofisticadas.


Mas como podemos perceber, seja seu estilo sofisticado e refinado, exótico ou moderno, o frio está chegando e a regra é ousar e abusar de sua criatividade, pois para estar na moda não basta seguir à risca tudo o que se fala, muito pelo contrário, temos sempre que ter aquele toque especial nosso e assim fazermos a diferença.

--
Jéssica de Jesus
Fotos:
- http://melelimao.com/fashion/?p=479
- http://helloliz.net/category/tendencia/
- http://espacolmt.blogspot.com/2011/01/os-max-acessorios-continuam-em-alta.html

TG.doc Esporte - Copa de 2022 e seus projetos tecnológicos

A Copa do Mundo do Qatar ainda será daqui a 11 anos, mas os projetos já estão em circulação. Uma das grandes expectativas é a tecnologia utilizada nos estádios.
Pelo fato de o Qatar estar localizado numa região extremamente quente, a principal preocupação dos organizadores da Copa de 2022 é com a climatização dos estádios. No país-sede, a sensação térmica chega aos 50°C durante o dia e isto não oferece condições de jogo às seleções e nenhum conforto aos torcedores. Por este motivo será implantado um sistema de refrigeração em todos os estádios que sediarão os jogos. Este sistema já existe em alguns centros de treinamento da sede do Mundial de 2022 e consegue reduzir a temperatura interna a até 19 graus, o que seria um alívio para todos. Além disto, o sistema será alimentado por energia solar.
O projeto da Copa 2022 também envolve o sistema de transporte: linhas de metrô e de ônibus estarão interligando os estádios, que não serão muito distantes um dos outros.
Um ponto muito importante da Copa do Qatar será que parte das estruturas dos estádios será removível, sendo útil a outros países que precisem destes materiais, uma vez que o país árabe não tem muita tradição no futebol e com certeza alguns dos estádios ficariam inutilizados após a Copa, sendo um investimento falho.
O design dos estádios também são bastante inovadores, com destaque para o Al-Rayyan que terá um telão a sua volta mostrando jogos ao vivo, noticiários, etc.
Veja os projetos dos estádios para a Copa de 2022 no Qatar:

--
Guilherme Neto
Referências Bibliográficas:

domingo, 20 de março de 2011

Coluna Política - O outro lado da corrupção governista nesse país!

Será que neste país podemos realmente considerar apenas os dirigentes, os governantes, as autoridades como corruptos e negligentes? Mas, será que uma tal indagação não acaba por tocar na questão da hipocrisia imanente ao povo desta nação? Porque aí reside o objetivo desse texto!
 Há em grande parte das reclamações oriundas do povo sobre este país, uma hipocrisia exacerbada, uma predisposição a mentira. E podemos destacar no âmago desse processo a relação estabelecida pela democracia entre “governo e o povo” (se é que podemos utilizar aspas para tal relação).
 O povo escolhe seus representantes no governo através da “votocracia” democrática, logo, por mais que se busque evitar uma dedução, somos inevitavelmente impelidos a concluir que todo e qualquer governante eleito é de total responsabilidade dos eleitores.
 E neste ponto se inicia todo o teor dessa reflexão que propomos aqui, pois inicialmente concordamos que a crítica a um governo por parte do povo é de direito, entretanto uma insatisfação tão incansável que há em relação aos dirigentes desse país, não seria uma contradição? Uma clara contradição?  Será que tal insatisfação não seria uma irracionalidade, porque pelo que sabemos até então, não foi o próprio povo que elegeu seu governo?
 Deduções que os “cabeças de vento” deste país não têm a capacidade intelectual de assimilar!
 Todo o núcleo do processo de corrupção, indignação, necessidade de manutenção da democracia neste país, passa por este ponto.
 Não houve ainda um espírito político profundo neste país que enxertasse essa necessária reflexão, que também não se exime de ser uma crítica, e estamos aqui como progenitores da mesma: “Assim como seus governantes, grande parte do povo dessa nação é extremamente corrupto, negligente, e antes de tudo imbecis no que tange a política”
 Se nos é permitido aqui criamos uma analogia comparamos esta relação entre governantes e governados no Brasil, a uma relação entre dois ladrões onde um apenas possibilita a ação do outro, enquanto este último realiza a principal ação de roubo. Mas, estamos aqui para fazer uma pergunta: Por que amenizar a punição do primeiro ladrão por parte do júri? Não estaria na ação do primeiro a origem da ação do segundo? Mas será que aqui se pensaria de tal forma? E transferindo tais perguntas ao escopo desse texto: Será que apenas os governantes são os corruptos, os cabeças de repolho deste país, ou será que tais adjetivos também devem ser legados aos eleitores deste país, a grande parte do povo?
 Os homens decadentes deste país não percebem que seu voto, sua resignação perante as decisões políticas, são pontos cruciais para essa democracia decadente, que gera esse governo decadente e corrupto por excellence. Infelizmente não temos uma nação preparada para assimilar essa reflexão. Teremos que aguardar por muito tempo o nascimento de homens mais intelectuais, mais profundos, mas fortes do que estes que temos aqui, e sinceramente caro leitor, acreditamos na vinda desses senhores.

--
Edvan de Jesus
Referências Bibliográficas:
A Nova Crítica(texto proibido). JESUS, Edvan de. http://www.edvanjesus.blogspot.com. 2011.

quinta-feira, 17 de março de 2011

"Jabulaaaaaaaniii"

Veja o incrível processo de fabricação da polêmica bola da Copa do Mundo FIFA de 2010!
Este vídeo serve para que o que foi lido a respeito no tópico sobre pneumática seja visualizado e comparado de acordo com as imagens postadas no post anterior.
 

--
Guilherme Neto

segunda-feira, 14 de março de 2011

TG.doc Esporte - Fórmula 1 2011

Faltam menos de duas semanas para o início da Temporada 2011 da Fórmula 1. No dia 27 de março os pilotos começam a disputa no circuito de Melbourne, na Austrália.
O atual campeão, Sebastian Vettel, deu fim às especulações de que estaria indo para outra equipe ao renovar seu contrato com a RBR, já o segundo piloto da equipe, Mark Webber, tem contrato até o fim deste ano e seu futuro para as próximas temporadas ainda é incerto.
Já o veterano Michael Schumacher, com 42 anos, pretende estender seu contrato com a Mercedes, isto também se deve ao fato de ter recebido a afirmação do seu médico pessoal que poderia correr até os 50 anos. Pelo jeito, “o maior campeão de todos os tempos” ainda está longe de se aposentar definitivamente.
O também veterano Rubens Barrichello espera uma melhor temporada este ano. O piloto, que terminou em décimo lugar em 2010, afirma que o carro da Williams desta temporada está bem diferente e que com certeza a equipe terá uma melhor campanha este ano.

Confira o calendário dos GPs da Temporada 2011:

--
Guilherme Neto

Fontes:
- Calendário: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/02/veja-o-calendario-da-temporada-2011.html
- Notícias: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/

domingo, 13 de março de 2011

Eletropneumática - Introdução - Atuadores Pneumáticos

Na área de Automação Industrial, um dos segmentos mais utilizados até hoje é sem dúvida o da Pneumática, pois esta possui características de velocidade e força para a realização de tarefas utilizando o ar comprimido como fonte de energia. Mas, como seria uma válvula, por exemplo, caso juntem-se a pneumática e a elétrica? Com a junção destes dois segmentos ter-se-á a “eletropneumática”.

Geralmente, a eletropneumática é muito usada em indústrias automotivas ou no ramo de equipamentos hospitalares.

Passemos agora a ver o funcionamento de elementos pneumáticos e a partir dos próximos “posts” veremos a parte elétrica e como as válvulas eletropneumáticas se comportam. Primariamente, veremos os cilindros pneumáticos ou “pistões”.

Os cilindros se diferenciam entre si por detalhes construtivos, em função de suas características de funcionamento e utilização.

Basicamente, existem dois tipo de cilindros:
  • Simples Efeito ou Simples Ação
  • Duplo Efeito ou Dupla Ação (D.A.), com e sem amortecimento.

 Além de outros tipos de construção derivados como:

  • Cilindro de D.A. com haste dupla
  • Cilindro duplex contínuo (Tandem)
  • Cilindro duplex geminado (múltiplas posições)
  • Cilindro de impacto
  • Cilindro de tração por cabos


Vejamos agora os cilindros de simples ação. Estes cilindros são denominados desta forma por executarem seu trabalho em apenas um sentido. Através das imagens abaixo, o funcionamento poderá ser entendido com mais clareza.




Figura 3 - Cilindro com
retorno por força externa



O cilindro de simples ação tem apenas um orifício por onde o ar entra e sai através da liberação do mesmo por uma válvula. Como pode se ver nas figuras 1 e 2, geralmente estes cilindros tem retorno ou avanço por mola, ou seja, o de retorno por mola é normalmente fechado e o de avanço por mola é normalmente aberto. Além desses dois tipos de cilindros, também existe o pistão com retorno pela força externa, como mostra a figura 3 ao lado.


Agora, serão vistos os cilindros de duplo efeito ou dupla ação. Estes pistões recebem este nome, pois precisam de ar comprimido tanto para avanço como para recuo.

Figura 4 - Cilindro de Dupla Ação


Na primeira imagem, pode-se visualizar o pistão em sua posição de origem ou também na posição provocada pela aplicação de ar comprimido que nas duas imagens são destacadas pela cor vermelha, que mostra a região em que o ar está presente e passa a ser transformado em trabalho através da movimentação da haste. Quando uma câmara admite o ar, a outra está em contato com a atmosfera ou vice-versa.

Têm-se também os cilindros com amortecimento. Para que eles servem?  Estes cilindros são projetados para controlar movimentos de grandes massas e desacelerar o pistão nos fins de curso, tendo assim, a sua vida útil prolongada em relação aos tipos sem amortecimento. Este amortecimento tem a finalidade de evitar as cargas de choque, transmitidas aos cabeçotes e ao pistão, no final de cada curso, absorvendo-os.


Figura 5 - Dupla ação com amortecimento


O amortecimento é criado pelo aprisionamento de certa quantidade de ar no final do curso. Isto é feito quando um colar que envolve a haste começa a ser encaixado numa guarnição, vedando a saída principal do ar e forçando-o por uma restrição fixa ou regulável, através do qual escoará com vazão menor. Isto causa uma desaceleração gradativa na velocidade do pistão e absorve o choque.

Os equipamentos são fabricados dentro de sua linha atendendo as Normas Técnicas Internacionais, devido ao fato de que estes são produzidos igualmente de forma universal. As normas exigidas para a construção dos cilindros são as ISO 6431 e DIN 24335.

Assim, existe um padrão fixo desde o material utilizado para a construção até o tamanho em milímetros de seus componentes e do próprio cilindro.


--
Matheus Andrade



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- ATUADORES pneumáticos. TECNOLOGIA eletropneumática industrial: apostila M1002-2 BR. Jacaréi (SP): Parker Hannifin, 2001. p. 43-5.

sábado, 12 de março de 2011

O Curioso - Raio


Olá internautas! Estarei com vocês todos os sábados para matar aquela curiosidade que a muito tempo matou o gato. Serão abordados assuntos diversos que se entrelaçam com a tecnologia, tanto a obsoleta quanto a High Tech. E por que não começamos com um dos fenômenos naturais mais impressionantes e inspiradores da face da Terra?
O raio é uma descarga elétrica que é produzida pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu e possui ramificações irregulares . Este fenômeno produz primeiramente um clarão conhecido como relâmpago e depois uma onda sonora chamada trovão, pois a velocidade da luz é muito maior que a do som.
Entrando nos conceitos históricos, alguns especialistas dizem que através do raio os primeiros homens aprenderam a importância de uma das primeiras tecnologias: o fogo. E mais tarde um americano chamado Benjamin Franklin identificou, em 1 de outubro de 1752, por meio de um experiência tão maluca quanto ele, as cargas positivas e negativas. Ele também demonstrou que os raios são um fenômeno de natureza elétrica e criou o pára-raios. Afinal quem em sã conciência solta uma pipa em meio a uma trovoada?

Mito: Espelhos atraem raios, por isso, durante as tempestades, devem ficar cobertos com um pano. 

Mito: Raios não atingem um mesmo local duas vezes. 

Verdade: Árvores são atingidas constantemente por raios por serem os objetos mais altos num determinado lugar.


Para deixá-los inteirados no assunto seguem as dúvidas mais frequentes:

"Existem raios em outros planetas? Foram observadas evidências de raios em quatro planetas, por possuírem atmosferas densas: Vênus, Júpiter, Saturno e Urano. 

Qual a duração de um raio? Um raio pode durar até dois segundos. No entanto, cada descarga que compõe o raio dura apenas frações de milésimos de segundos. 
O que é o trovão? Trovão é o som produzido pelo rápido aquecimento e expansão do ar na região da corrente elétrica do raio. Dificilmente pode ser ouvido se o raio acontecer a uma distância maior do que 25 quilômetros. Um trovão intenso pode chegar a 120 decibéis, uma intensidade comparável à que ouve uma pessoa que está nas primeiras fileiras de um show de rock. 

O trovão oferece algum perigo? Embora o som ensurdecedor de um trovão assuste a maioria das pessoas, em geral ele é inofensivo. Contudo, o deslocamento de ar pode derrubar uma pessoa que esteja muito perto do local de incidência do raio, podendo até causar sua morte. 

Como saber se o raio 'caiu' perto? A luz produzida pelo raio chega quase que instantaneamente na vista de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três. 

Um raio pode atingir diretamente uma pessoa? A chance de uma pessoa ser atingida por um raio gira em torno de uma para um milhão. Entretanto, não é a incidência direta do raio a maior causadora de mortes e ferimentos. Geralmente isso acontece por efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios. As descargas também provocam incêndios ou queda de linhas de energia, o que pode atingir uma pessoa."


Para evitar acidentes com raios as regras de proteção pessoal estão aqui: http://www.inpe.br/webelat/homepage/

--
Jéssica Telles
Referências bibliográficas:

quarta-feira, 9 de março de 2011

TG.doc Entretenimento - Análise de Música I

Enfim passamos pelo carnaval e sei que muitas mulheres já esperam pela Páscoa, mas não é sobre isso o assunto! Em Salvador surgiu uma banda chamada Leva Noiz, e daí você já percebe a bronca que vem pela frente, porque de uma banda com esse nome pode se esperar tudo. A música deles que vou analisar é a chamada liga da justiça, vou primeiro mostrar a letra:
"É melhor chamarmos os outros Super-Amigos antes que chegue toda a Legião do mal."
Superman ficou fraco,
O Pinguim jogou criptonita
Lex Luthor e Coringa roubaram laço da Mulher Maravilha (2x)
Liga da Justiça toda dominada,
Agora só tem uma saída!
Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Superman. (8x)
Você é minha Maravilha e eu sou seu Superman,
No swing aqui do Leva eu quero ver você meu bem! (2x)
Liga da Justiça toda dominada,
Agora só tem uma saída!
Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Superman. (8x)
Super amigos, Salvador City! (4x)
Reparem que a música inicia falando que o Superman ficou fraco porque o Pinguim jogou criptonita, mas calma aí desde quando o pingüim é vilão do Superman? Para começo de conversa o pingüim é vilão do Batman, e um vilão confundir um herói que se veste todo de preto com um que além de se vestir tipo um arco Iris usa uma cueca por cima de um macacão não é uma coisa muito fácil né?
Mais uma vez ele mistura o Lex Luthor com o Coringa na mesma história, proponho à Marvel ceder algumas revistas em quadrinhos, porque a conexão histórica está muito estranha.
Outra coisa que dá para perceber é que os super-amigos, não são tão amigos assim,  primeiro porque ele diz: "É melhor chamarmos os outros Super-Amigos antes que chegue toda a Legião do mal." E depois disso acontece uma sucessão de fatos como Superman ficando fraco, a aparição do Pinguim, Lex Luthor e o Coringa para atacarem a Mulher Maravilha e nada de nenhum amigo aparecer, mas até que faz sentido, imagine uma sala com os outros super heróis reunidos. A parte feminina deve estar falando: “Hum, essa mulher nem se acha, se intitula maravilha, mas bem que podia ser mulher celulite” ou “ela com aquela roupa aparenta ser mais gorda... tipo uns 100 kg a mais” e a parte masculina: “Eu até ajudaria, mas um herói que se propõe a usar uma cueca em cima de um macacão tem que se ferrar mesmo", "hum... ele não se acha o Superman? Ficou fraco? Agora aguenta, quero ver ele fazer pose estufando o peito agora! "
Bom era isso, meus parabéns aos compositores dessa bela música. No mínimo ela dá para rir!

--
Isaac Paixão